×
smartphone e iphone

Seu iPhone em Risco? 5 Medidas de Segurança que Você Precisa Ativar Agora

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Os usuários da Apple estão sendo avisados ​​de que “os iPhones podem ser vítimas de ataques cibernéticos direcionados”. Sim, é “um dos ecossistemas de consumo mais seguros do mundo”, mas “seguro não significa imune”, e até mesmo os iPhones “podem ser vítimas de ataques cibernéticos direcionados”.

O aviso é cortesia do fornecedor de software de segurança Bitdefender e está contido em um aviso sobre “cinco maneiras pelas quais seu iPhone pode ser hackeado”. Há algumas recomendações extremas sobre como bloquear dispositivos, mas isso não é para usuários comuns. Mas também há orientações simples, que são para todos e que podemos destacar para cada risco.

Isso tem sido um problema para a Apple nos últimos anos, já que ataques cibernéticos direcionados têm usado seu ecossistema de mensagens do iCloud para atingir dispositivos via iMessage. A plataforma de mensagens padrão da Apple não só está instalada em todos os iPhones, como também está tão integrada ao iOS que é possível executar códigos maliciosos sem que o usuário faça nada.

O conselho da Bitdefender inclui o Modo Bloqueio da Apple, que é um golpe mortal. Mas você não precisa disso — a menos que seja alguém de alto perfil ou esteja em um local ou profissão de alto risco. O melhor conselho para todos os usuários é “manter seu iOS sempre atualizado”. Essas vulnerabilidades dependem de bugs de sistema não corrigidos, então os patches de emergência da Apple costumam ser a única defesa”.

Os iPhones são muito mais seguros do que os Androids de fábrica, principalmente porque as instalações de aplicativos foram limitadas à App Store oficial. Isso está começando a mudar na Europa e em outros lugares, mas ainda é um ecossistema muito mais bem policiado do que o do Google.

Mas softwares podem ser executados em iPhones por meio de anexos ou downloads perigosos, incluindo arquivos de mídia criados e até mesmo instalações de software. O conselho principal é “ter cuidado ao abrir arquivos de mídia, especialmente aqueles de fontes desconhecidas ou suspeitas”.

Este é um problema da operadora, não do dispositivo. Trata-se de atacar suas contas, não seu telefone — bancos, Microsoft, Google, Facebook. “Mesmo que o software do seu telefone esteja protegido, os invasores podem ter como alvo sua conta da operadora ou o próprio número de telefone.”

Você deve aproveitar todas as proteções disponíveis em nível de operadora — códigos PIN, palavras de segurança ou perguntas de desafio. Mas o conselho crucial é proteger todas as suas contas principais com chaves de acesso (de preferência) ou autenticação de dois fatores que não seja por SMS. Aplicativos autenticadores funcionam bem. A ideia é vincular a segurança ao seu hardware, não ao seu número.

Há um aumento no número de e-mails e mensagens de texto fraudulentos direcionados a usuários de iPhone nos EUA, Europa e outros lugares. Muitos deles se passam por marcas como Apple, Google e Amazon, mas também se passam por DMVs, empresas de entrega de encomendas e bancos.

Novamente, não clique em nenhum link, mas também pare de interagir com mensagens de texto ou e-mails a menos que tenha certeza da fonte. Você sempre pode entrar em contato diretamente para verificar. Nunca faça login em nenhuma conta usando links em mensagens e não responda nem mesmo para recusar uma solicitação. O FBI também sugere que você apague todas essas mensagens e não as deixe no seu celular.

Se um invasor tiver controle físico sobre o seu dispositivo, haverá muitos danos que ele poderá causar — ​​mesmo que as novas proteções de segurança e antirroubo incorporadas ao seu iPhone impeçam invasões de contas e alterações de senha. Lembre-se: o acesso físico pode incluir um cabo conectado a um dispositivo desbloqueado.

Esta é fácil . Em “Acessórios com Fio”, em “Privacidade e Segurança”, certifique-se de não habilitar “Permitir Automaticamente ao Desbloquear” e defina como “Sempre Perguntar” ou “Solicitar Novos Acessórios”. Você também precisa habilitar “Proteção contra Dispositivos Roubados”.

O post Seu iPhone em Risco? 5 Medidas de Segurança que Você Precisa Ativar Agora apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Seu #iPhone #Risco #Medidas #Segurança #Você #Precisa #Ativar #Agora

“Dicas de smartphone e iPhone envolvem truques e ajustes para otimizar o uso diário, melhorar desempenho, bateria e segurança. Incluem configurações de privacidade, organização de apps, atualizações e recomendações de aplicativos úteis para facilitar sua rotina.”

Palavras chaves

Seu iPhone em Risco? 5 Medidas de Segurança que Você Precisa Ativar Agora

Dicas de smartphone
Truques de iPhone
Otimização de bateria
Configurações de segurança
Apps úteis
Atualizações de iOS
Comparação de celulares
Desempenho do iPhone
Lançamentos de smartphones
Personalização de iPhone
Ajustes de Android
Economia de bateria
Câmera do iPhone
iPhone vs Android
Manutenção de smartphone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *